quarta-feira, 28 de março de 2012

Treinamento Funcional para 3ª Idade

   Hoje quando andamos por Brasília, nos deparamos com muitos circuitos de rua, montados pelo Governo para que a população possa fazer algum tipo de atividade física e saia do sedentarismo, evitando diversos problemas de saúde. Mas assim como toda atividade, está também deve ser orientada por um Profissional de Educação Física, pois os riscos de estar realizando um exercício errado é muito grande. 
   Com isso podemos perceber que nestes circuitos, a grande maioria são pessoas da 3ªidade, que buscam um lugar para fazer uma atividade, conversar, passar um tempo. Preste bem atenção nisso, só porque temos algo fácil acesso, não quer dizer que tudo esta liberado para fazer. Ter uma avaliação física feita por um Profissional de Educação Física é muito importante para o direcionamento do seu trabalho, para chegar no seu objetivo.
   Talvez um simples movimento de sentar em um banco e levantar-se pode ser o movimento funcional mais importante para a vida de um idoso. O idoso pode realizar diversas atividades, mas todas com as orientações certas. Essa não é a hora de se preocupar com a pele, com as gordurinhas, pois tudo pode ser trabalhado, a enfase no momento é fazer com que o idoso possa realizar movimentos comuns, os quais vão ficando prejudicados com o passar do tempo. Qual idoso não queria voltar uns anos para fazer um monte de coisa?
   Envelhecer sem preocupar-se com medidas de promoção de saúde é, na maioria das vezes, enfrentar um conjunto de mudanças progressivas na dinâmica do aparelho locomotor, como diminuição da força muscular, perda na capacidade coordenativa e de equilíbrio, e declínio da flexibilidade e da resistência, limitando o indivíduo idoso na realização de suas atividades diárias e aumentando a chance de quedas que são um dos riscos mais perigosos da rotina dos idosos.
   Hoje o Treinamento Funcional vem buscando este entendimento. Fazer com que as pessoas possam continuar a fazer quase todas as coisas que fazia antes, com os mesmos sorrisos e uma grande felicidade. Qual é o vovô ou vovó que não quer poder correr, levantar, carregar seu netinho? Todo esse trabalho pode ser estimulado, realizando um fortalecimento, um trabalho em conjunto para chegar naqueles sorrisos tão bons quando podia brincar a vontade com seus netinhos.
   Se realizarmos algumas buscas, podemos achar diversos estudos científicos falando do trabalho com peso para idosos, observando as limitações de cada um. O benefícios do treinamento com pesos sobre os componentes da aptidão física fundamentais para a qualidade de vida de idosos, que são eles: força, flexibilidade, equilíbrio e resistência aeróbia, valências que podem ser trabalhadas de diversas formas com o Treinamento Funcional. Então não deixe perca tempo, chame seu velhinho querido para fazer mais por vocês hoje, vamos procurar um Profissional de Educação Física, e vamos começar a treinar, a viver mais e melhor.




 Quem não quer poder acordar com um sorriso e uma bagunça com aquela pessoa que ama do lado?








 Faça mais por você... 







 Aprenda que todo dia podemos fazer um pouco mais, então até onde nós vamos conseguir chegar hoje?






 Abro um gancho do inicio da matéria:
O único Profissional capaz de acompanhar e orientar uma atividade física é o Profissional de Educação Física, pois ele é o único estuda para realizar tal função. Fisioterapeutas e médicos não pode prescrever atividade física. Eles não estudam para realizar tal ação.

ATIVIDADE FÍSICA BEM FEITA, TEM QUE SER ORIENTADA POR UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário