segunda-feira, 12 de março de 2012

Evolução do Treinamento, Evolução no fortalecimento

  Vamos lá galera....
Sabemos que depois de um mês de treino, voce já se acostuma com o treino e pede ao professor para mudar seu treino né? Eu sei que acontece, eu também não gosto de ficar mais de 3 semanas com o mesmo treino. Buscando um diferencial, o Treinamento Funcional possui diversas variações de treinamento, que podem vir com mudanças de velocidade, sobrecarga e potência.
   Todas essas variações são válidas dentro do seu treinamento, e pode ser utilizado a qualquer momento, de acordo com a sua evolução observada pelo seu Professor de Educação Física. Hoje venho relembrar novamente da importância do fortalecimento do CORE, do Centro do Corpo, para esta atividade. Se houve evolução no treinamento dos membros superiores e inferiores, é necessário uma evolução e um maior fortalecimento dos musculos abdominais e lombares, para auxiliar e aguentar a nova sobrecarga de treinamento planejado pelo seu Professor. A postura que você realiza o seu exercício é fundamental para a continuação do trabalho.
   Um depoimento pessoal, na semana que passou integrei o exercício "Agachamento Terra" ao meu treinamento de membros inferiores, utilizei uma nova estratégia de treino para o CORE, mas não foi o suficiente ou talvez ficou em excesso de trabalho. No final de semana senti um encomodo leve na area da lombar. Dor nunca é bom, então hoje programarei novamento o meu treinamento. Veremos os resultados.
   É sempre bom lembrar também, sobre a importãncia do movimento correto. Vejo hoje em dia pessoas realizando um trabalho forçado para a musculatura do CORE, realizando uma hiperextensão forçada, consulte seu Professor para saber mais e saber qual o seu limite.
    Hoje vou postar imagens da região do CORE, para que possamos entender que nesta area não é feita por um ou dois musculos, e sim um grande conjunto de musculos que auxiliam, equilibram, é o centro de força da maioria das ações do corpo.

















O que é o CORE?
 Denominou-se CORE um complexo de músculos responsáveis pela estabilização da região lombar, quadril e pelve: os oblíquos (interno e externo), o transverso do abdômen, os multífidos, o reto abdominal, os glúteos, o quadrado lombar, diafragma, os músculos do assoalho pélvico, transverso espinhal, grande dorsal, eretor da coluna, ílio-psoas, ísquios tibiais, adutores do quadril e abdutores do quadril.
   Todos esses nomes, são musculos que estão dentro do chamado de CORE, todos esses musculos em conjunto realizam diversas ações e iniciam outras diversas ações do corpo.

Vamos mostrar agora uma evolução de exercício para o CORE, observe:




 Estabilização do CORE (Exercício conhecido como "Prancha Horizontal")



Flexão do Quadril Unipodal













Uma outra evolução que podemos destacar, é o trabalho do CORE com Acessório BOLA, observe:



Estabilização - Prancha Horizontal com a bola.











Flexão de Quadril Unilateral com Bola
(ATENÇÃO: Exercício que exige um alto grau de força e estabilidade, necessário um fortalecimento abdominal muito elevado)








Para um melhor aproveitamento das informações postadas neste blog, fale com o seu Personal, seu Professor de Educação Física, pergunte, explore, busque mais resultados juntos. O seu resultado depende do perfeito trabalho de ambas as partes. Então vamos lá.... o que está esperando? Vamos treinar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário