quarta-feira, 21 de março de 2012

Mulheres: Treinamento Vs. TPM

   Na matéria de hoje vamos abordar um assunto interessante para as mulheres, vamos falar sobre os efeitos do exercício sobre o efeito da TPM (Tensão pré menstrual), fator que pode ser de muito incomodo para algumas mulheres.
   Destaco a matéria do CDOF.com.br, que fala:
  "A TPM causa em algumas mulheres dores no corpo, dores de cabeça, cólicas, depressão e cansaço, dentre outros sintomas. E como o exercício pode contribuir para minimizar essas complicações?
O Exercício é um grande contribuinte para a cura do estresse. Ele faz com que o seu metabolismo seja aumentado e ainda acelera a circulação sanguínea. Quando mantemos nosso sangue em movimento é provocado um aumento do transporte de O2 e nutrientes essenciais para as células com maior eficiência, fazendo-nos sentir menos abatidos. Mas não devemos ir exagerando por aí!
Exercícios extremamente vigorosos (ex: fazer aula de step por 2 horas por dia) podem agravar os sintomas ao invés de aliviá-los. Atividades aeróbicas podem gerar substâncias químicas como as endorfinas que podem melhorar muito o mau humor causado no período TPM , provocando uma sensação de auto-controle e bem estar, que terá um efeito na diminuição da ansiedade, depressão, cólicas e autos e baixos no humor neste período, mensalmente."

    Sabemos que ninguém é igual a ninguém, por isso é bom relembrar que tem mulheres que não passam por este mal, mas há mulheres que sofrem todo mês, passando pela mesma luta. O primeiro modo para começar a regularizar esta situação é a procura do seu médico, depois um nutricionista e um Profissional de Educação Física. A boa alimentação e a prática diária de Atividade Física pode reduzir considerávelmente os efeitos da TPM. Existem estudos que conseguiram chegar a resultados muito positivos quanto aos sintomas da TPM.
   A prática de algum esporte é de muita importância para a diminuição dos efeitos da TPM, o exercício aeróbico pode ser um grande parceiro nessa batalha. A caminhada, a corrida leve, são exercícios que estão no topo das atividades físicas indicadas para mulheres na TPM. 
   Sabendo disso, não saia correndo por ai não! A caminhada e a corrida, são dois tipos de atividades físicas, e sabemos que toda atividade deve ser orientada por um Profissional de Educação Física. Vamos fazer as coisas do jeito certo, saudável e de grande resultados para sua TPM, para o seu corpo e sua vida daqui pra frente.
   Vale lembrar que a atividade física e a alimentação saudável não é só no período da TPM não. Esta é uma batalha feita diariamente, seguindo corretamente. Não existe aquela frase que diz: Você colhe aquilo que você plantou!" Então, você colhe na TPM aquilo que você plantou o mês todo.

Procure seu Médico, um Nutricionista e um Profissional de Educação Física, e comece hoje mesmo a plantar uma vida melhor pra você no futuro. Faça mais por você....

"Você é tão Forte quanto o seu Elo mais Fraco" CORE360º

Nenhum comentário:

Postar um comentário