terça-feira, 6 de março de 2012

Treinamento Funcional - Equilibrio

Olá Pessoal....

Hoje vou falar um pouco do equilibrio, importante para todos os individuos, é um determinante em muitas ações do nosso dia-a-dia, seja para levantar, agachar, carregar alguma coisa, correr, andar de bicicleta.
  Tenho utilizado muito o trabalho de estabilização unilateral para quem realiza corridas de rua, pois precisar ter estabilização na passada, pois nem sempre o piso é bem trabalhado e plano. É bem utilizado com pessoas da terceira idade para ganhar equilibrio para se movimentar, se levantar e subir escadas. 
Todo os movimentos partem de uma posição de tronco ereta, o qual permite uma maior noção do seu centro de gravidade e equilibrio. Nos trabalhos estáticos pode-se começar no solo, depois com os pés livres, fazendo uma pilha de colchonetes (5 a 8) para obter uma leve irregularidade no solo, e assim buscar o equilibrio. uma evolução deste exercício é utilizar a "meia lua" ou mais conhecido como Bozu, e fazer a mesma coisa.

Abaixo está um video da Equipe do CORE 360º que fala sobre o Equilibrio com sobrecarga. Uma evolução dos exercícios que faleii acima.

 

  Todo treino busca uma evolução, assim muitos exercícios entram nesta mesma linha de pensamento. Existe diversas variações para trabalhos de equilibrio, claro que para a evolução é necessário que o seu Professor de Educação Física esteja atento as suas condições e perceba que aquele exercício já não é o suficiente, então temos que evoluir.
A percepção de um Profissional da area neste momento é de grande importância, pois irá determinar qual caminho a seguir, se o mesmo teve evolução. Para um corredor, uma pequena torção ou lesão nesta area é 
um impacto negativo nos seus trabalhos. Saber o seu limite é fundamental para uma progressão dos treinamentos.
Para quem passou por todo os trabalhos de equilibrio estáticos e com sobrecarga, podemos enfim chegar nos trabalhos de força e potência, os quais são muito utilizados com atletas de alto rendimento. Este próximo video também é da equipe CORE 360º.

 

 Os trabalhos de potência exigem do praticante um esforço máximo, o qual não é indicado para iniciantes. 
Todo os videos postados nesta publicação são de autoria da Equipe CORE360º. Para uma melhor utilização deste material, consulte um Profissional de Educação Física para maiores informações.

E vamos lá treinar forte.... Sem desistir, quebrando barreiras, pois aqui o ensinamento mais importante que deixo para você é:

"Você é tão Forte quanto o seu Elo mais Fraco!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário