quarta-feira, 11 de abril de 2012

Todo mundo pode fazer o Treinamento Funcional? O que é preciso? Como Fazer?

   O Treinamento Funcional pode ser utilizado por qualquer pessoa, com qualquer tipo de objetivo, desde que esteja dentro das suas limitações corporais. Ao contrário do treinamento convencional das academias que buscam o trabalho do músculo em um movimento fechado, o Treinamento Funcional visa trabalhar o movimento, para obter resultado no trabalho conjunto dos músculos. 
   Assim como é indicado antes de começar uma atividade física, realizar uma Avaliação Física, no Treinamento Funcional segue o mesmo principio, mas com sua Avaliação Funcional. A importância dos dados da Avaliação Funcional serve como base de acompanhamento de rendimentos.
   Para quem acompanha os programas de TV, podem observar o quanto tem-se falado do Treinamento Funcional, com idosos, com atletas, com crianças e muito mais... O treinamento funcional está presente em muitos trabalhos de reabilitação, fortalecimento nos casos de lesões de toda a população. Hoje para iniciar o treinamento Funcional é preciso observar o conhecimento do Profissional que irá te acompanhar, os recursos e equipamentos para o seu trabalho, o espaço e a condição para realizar seu treinamento.
   O Treinamento Funcional deve seguir uma linha de evolução de treinamento. Assim como é utilizado nas academias, que você faz um treino mais leve e depois vai mudando, o treinamento funcional segue com o mesmo principio. Mas no treinamento Funcional é observado a a adaptação do seu corpo aos movimentos sugeridos, o qual se apresenta em uma escala de dificuldade. Um exemplo bem simples é o trabalho de Agachar para os membros inferiores e a Flexão de Braço para membros superiores, os dois exercícios podem ter diversas variações, com utilização de equipamentos ou não. Tudo irá partir da Avaliação Funcional, o qual irá direcionar o grau de trabalho do seu corpo e qual será o nível de exercício indicado para começar. 
   O Primeiro entendimento que devemos ter ao iniciar o treinamento funcional é que o nosso corpo é nosso melhor equipamento para trabalhar. Ele é a chave para todos os exercícios, o seu fortalecimento e sua educação de movimentos é a base para a progressão ao próximos níveis do Treinamento. Não tem a desculpa de excesso de peso e nem a falta dele que irá te limitar a realizar os seu treinamento. Como já foi falado hoje, o trabalho tem que ser feito de acordo com suas limitações, e a partir desse ponto, buscar os seus resultados com segurança e qualidade dos movimentos, os quais poderão ser utilizados e necessitados a qualquer momento no seu dia-a-dia. 

 Viva, busque mais e seja o seu melhor motivo de viver!













LEMBRE-SE: Antes de começar qualquer atividade, é necessário a orientação de um Profissional de Educação Física que tenha conhecimento do trabalho a ser realizado. A Avaliação Física e a Funcional contém um grande leque de informações necessárias para alcançar os seus resultados. Aprender e entender os seus limites é a peça fundamental para a progressão dos seus resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário