segunda-feira, 23 de abril de 2012

Obesidade, sedentarismo e Atividade Física


   Hoje em dia a preocupação com o Sedentarismo e a obesidade tem se tornado um  caso de muito estudo, preocupação e observação da população. Podemos mostrar diversas pesquisas falando sobre o assunto como esta da Revista "VEJA" que diz:
   "De acordo com pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que em todas as regiões do país, em todas as faixas etárias e em todas as faixas de renda aumentou contínua e substancialmente o percentual de pessoas com excesso de peso e obesas. O sobrepeso atinge mais de 30% das crianças entre 5 e 9 anos de idade, cerca de 20% da população entre 10 e 19 anos e nada menos que 48% das mulheres e 50,1% dos homens acima de 20 anos. Entre os 20% mais ricos, o excesso de peso chega a 61,8% na população de mais de 20 anos. Também nesse grupo concentra-se o maior percentual de obesos: 16,9%."
FONTE:  http://veja.abril.com.br/noticia/saude/pesquisa-do-ibge-mostra-que-obesidade-e-epidemia-no-brasil

   Hoje a moda é entrar na academia, fazer varias aulas de ginástica e comer só folhas. O que devemos entender que estamos falando da nossa saúde, nosso bem mais valioso, então saber o que comer, a hora de comer é tão importante quanto levantar um peso, fazer um exercício.
Veja o comentário de uma Nutricionista:
   "Uma alimentação correta é capaz de auxiliar os treinos, recuperando o corpo, dando energia durante a atividade e aumentando a massa muscular através do consumo de certos alimentos. Para que o ganho de massa muscular seja garantido, é necessário um cardápio adequado, contemplando os seguintes nutrientes/alimentos: carboidratos, vegetais, frutas, azeite de oliva e proteínas, consumidos em porções e horários adequados. Os carboidratos complexos são aqueles com fibras em sua constituição, por exemplo a aveia, o pão integral e o arroz integral. Eles são fonte primária de energia, tem o poder de retardar a fadiga e diminuir o risco  de lesões, permitindo assim um treinamento mais intenso e mais consistente."
 FONTE: http://www.anutricionista.com/alimentacao-e-atividade-fisica-o-que-comer-antes-durante-e-apos-o-treino.html
 
   Com isso podemos perceber uma pequena parte da importância da alimentação, o qual é determinante para o seu objetivo. Ter seu objetivo em mente é fundamental para o seu sucesso, mais saber o que irá utilizar  neste caminho é de uma importância maior ainda.
    Com isso chegamos na atividade física, que não precisa ser com a máquina mais moderna do mundo, nem na aula mais lotada do mundo, mas necessita ser com acompanhamento de um Profissional de Educação Física, com exercícios que estejam de acordo com suas necessidades e limitações. 
O Treinamento Funcional aparece como uma peça chave para a determinação de quem tem o objetivo de acabar com a vida sedentária e a obesidade, pois o treinamento funcional buscar treinar o corpo, movimentos conjuntos, que vai do simples ao complexo, sem carga, com carga e sobrecarga. Aprender a lidar com o seu corpo, é um determinante fundamental para os seus resultados. 
   Busque mais, entenda mais... Conhecimento é sempre bom, por isso tenha sempre ao seu lado um Profissional de Educação Física, para auxiliar sua caminhada rumo ao seu objetivo, com saúde, disposição e grandes resultados.
 
 Então vamos lá.... fazer mais por você! Acredite...

Nenhum comentário:

Postar um comentário