terça-feira, 17 de julho de 2012

Treinamento Funcional

Estava lendo o blog do Treino de Força, e achei essa matéria sobre Treinamento Funcional.
Vale a pena Conferida no texo... Vamos fazer mais!? 

"Meses a fio treinando nas maquinarias típicas das academias ditas bem equipadas de hoje, e certo dia o aluno é supreendido pelo instrutor com uma nova tabela, visando tornar o treino mais funcional.
As intenções são até boas, afinal, do que adiantam alguns músculos mais salientes se este ganho de massa não agrega benefícios às atividades desempenhadas pelo indivíduo no seu dia-a-dia. O problema é que esta “funcionalidade” é incorporada no treino, na maior parte das vezes, através de variações de alguns exercícios, como rosca direta, supino com halteres, extensão dos cotovelos, exercícios que trabalham apenas sob uma articulação, realizados sobre a bola de pilates. O treino realmente fica mais difícil, mas porque se adiciona um componente de estabilidade que antes não havia. Mas os exercícios continuam, em essência, não funcionais.
Enquanto jovens, se tratando de exercícios físicos, nossa atenção está primariamente voltada para a estética, em maior ou menor grau dependendo do sujeito. A funcionalidade do treino não é um problema, por enquanto. Mas à medida que se fica mais velho, aspectos como força, flexibilidade, resistência dos ligamentos e densidade óssea se tornam determinantes em como vamos experienciar esta fase da vida. E nisto o treino de força, através de exercícios como o agachamento e levantamento terra, vão lhe servir como nenhum outro. Ou seja, além dos ganhos de força e massa, os benefícios de uma lombar rígida, pernas fortes e ossos densos se extendem por toda a vida.

De fato, pessoas com mais de 60 anos definitivamente deveriam aprender e treinar o levantamento terra. Diariamente, uma dezena de movimentos semelhantes são executados nas tarefas do cotidiano: pegar a cesta de roupa suja do chão, ou um par de sapatos que seja. Estas atividades, inclusive, executadas sem o devido cuidado, são mais propensas a causar uma lesão do que um levantamento terra executado com forma e peso adequados. O terra nada mais é que pegar, apropriadamente, um objeto do chão. Porque não treiná-lo e fortelecê-lo? Em um cenário típico do dia-a-dia, uma senhora precisa se abaixar para pegar a sacola de compras. Deveria ela chamar ajuda para executar esta tarefa trivial? Ou simplesmente ser forte o bastante e ter a rigidez muscular necessária para se abaixar corretamente e carregar suas próprias compras?
Exercícios compostos, que trabalham vários grupos musculares e articulações ao mesmo tempo são aqueles que lhe trarão melhores resultados, seja em ganho de força, massa ou qualidade de vida. Um programa de exercícios que não incorpora o agachamento ou o levantamento terra ignora, simplesmente, os dois movimentos mais funcionais que se pode treinar em uma academia."


CRÉDITOS DO TEXTO: Treino de Força
Site blog: http://treinodeforca.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário