sexta-feira, 13 de maio de 2011

Caminhada, corrida, frequência cardíaca e seus impactos com o início da atividade física.



            Sabemos que hoje em dia, a maioria da população, quando se sente que as roupas estão ficando apertadas, começam a correr atrás de uma atividade que possa dar o resultado rápido. Com esta tomada de decisão, surgem dois problemas: (1) A pessoa inicia uma atividade de caminha ou corrida sem uma preparação ou acompanhamento correto; e (2) junto ao início da atividade, a pessoa corta a sua alimentação.
            Estes são um dos maiores problemas responsáveis por lesões nas áreas do joelho e  tornozelos, pois a caminhada e a corrida são excelentes exercícios para queimar aquelas gordurinhas, mais o impacto do movimento nas articulações do são significadamente negativas. A ingestão de alimentos deve ser compatível aos esforços realizados no dia-a-dia. Com isso não é necessário cortar carboidratos, pois são os maiores responsáveis pela energia durante a atividade física, mais sim, determinar uma estratégia nutricional para não ter problemas durante a atividade.
            Uma outra observação que deve ser considerada ao iniciar uma atividade aeróbica, é a frequência cardíaca (FC), pois ela é uma determinante de grande valência para o ponto correto de queima (degradação) de gorduras. A avaliação física realizada ao começar uma academia, não é simplesmente para te tirar mais dinheiro não, a avaliação é direcionada para que o professor possa estar montando um treino adequado as suas necessidades diárias de exercício. Cada tópico mostrado na avaliação física tem um peso para chegar no seu objetivo e te levar ao seu resultado esperado.
            Para os individuos com pressão alta, o exercício físico bem orientado, trás resultados muito significantes, pois um dos efeitos crônicos do exercício físico é a queda da frequência cardíaca de repouso, e maior captação cardiovascular. “Os efeitos agudos e crônicos do exercício físico sobre o funcionamento do corpo humano têm sido alvo de inúmeras pesquisas nas últimas décadas, sendo identificados como respostas ao exercício como, por exemplo, a aceleração da FC no início do exercício, e adaptações ao treinamento, como FC mais baixa para uma mesma intensidade de esforço submáximo, respectivamente” (Almeida; Araújo, 2003).
            Ao analisar os pontos acima descritos, podemos ter a certeza que uma caminhada ou corrida pode sim te trazer uns quilinhos a menos, mais para que isso ocorra de forma saudável ao seu corpo, tem que ser iniciado junto com outras atividades, por exemplo, a musculação. A união dessas duas atividades implicam positivamente no percentual de gordura, na massa corporal, da frequência cardíaca de repouso, da maior captação cardiovascular, na melhora do sono, na diminuição do estresse e na disposição das atividades diárias.

 # Toda informação aqui passada é de carater informativo, para maiores informações procurar um Profissional de Educação Física e um Nutricionista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário