Para muitas pessoas o termo Treinamento Funcional é algo novo, mais realmente é. O treinamento Funcional é um modelo de treinamento inovador, no qual em sua essência, busca o trabalho dinâmico e na maioria das vezes com o peso do seu próprio corpo, fortalecimento do centro para as suas estremidades, o chamado treino do CORE.
O Treinamento Funcional foi criado nos EUA, por diversos autores, e inicialmente utilizado em sua grande maioria por atletas de diversas modalidades. No Brasil o modelo chegou não faz muitos anos e incrementou o trabalho dentro das academias e hoje podendo ser visto em todos os lugares, seja em casa, no quintal, na praia ou em qualquer lugar que possa ser um local agradável para se treinar.
O Modelo de treinamento funcional, utiliza diversos aparelhos, desprendendo das máquinas e circuitos das academias. O treinamento funcional visa um controle da percepção do corpo e do equilibrio, sendo indicado a todas as pessoas, pois neste treinamento assim como na musculação, existe varios niveis de trabalho, no qual pode ser adaptado a qualquer pessoa.
Hoje em dia, o treinamento funcional é muito utilizado como forma de tratamento de lesão, pois devido ao seu grande trabalho, visa um ganho de coordenação e percepção corporal, potencializando uma maior recuperação. O treinamento não tem limite de idade, tem uma limitação nos trabalhos a serem realizados, pois como ja observado anteriormente, o treinamento funcional visa um trabalho com o seu corpo, para o seu corpo.
Este modelo de treinamento é indicado para todos os tipos de trabalhos procurados nas academias, sendo eles emagrecer, ganhar peso, hipertrofia, fortalecimento, recuperação de lesão e etc.
Umas das maiores vantagens de se praticar o treinamento funcional é:
- Melhoria da postura;
- Melhoria do equilíbrio muscular;
- Diminuição da incidência de lesão;
- Melhora do desempenho atlético;
- Estabilidade articular, principalmente da coluna vertebral;
- Aumento da eficiência dos movimentos;
- Melhora do equilíbrio estático e dinâmico;
- Melhora da força, coordenação motora;
- Melhora da resistência central ( cardiovascular ) e periférica ( muscular );
- Melhora da lateralidade corporal;
- Melhora da flexibilidade e propriocepçao;
Para que todos os resultados possam ser relatados fidedignamente, é necessário avaliações periódicas, tanto para relatar os resultados, como para diagnosticar e indicar um avanço na intensidade e no volume do treinamento. Sabendo de todas essas informações, é importante falar que todos os resultados alcançados com o treinamento irá te ajudar a realizar toda atividade diária, seja ela de casa, do trabalho, da familia e do casal.
Busque mais para a sua vida. Seu bem estar é sua maior vitória.