quarta-feira, 29 de junho de 2011

Alimentação e nível de atividade física

    O Presente estudo direcionou seus estudos para identificar a relação dos alimentos consumidos e o nível de atividade física de praticantes de academia. De alguns anos passados para cá, houve um grande crescimento de academias, devido a uma maior busca por estes espaços, tendo como fim a procura de uma maior saúde ou estética. Devido a esse grande crescimento, os praticantes de academia esquecem do maior fator determinante da atividade física, a ingestão correta dos macronutrientes (Carboidrato, proteína e lipideo).
   
"O consumo alimentar foi descrito pela adequação da distribuição de macronutrientes propostos pela Organização Mundial da Saúde na qual a distribuição normal de calorias é composta por 55-75% de carboidratos,15-30% de lipídeos e 10-15% de proteína18. As dietas de indivíduos acima de tais recomendações foram consideradas hiperglicídicas, hiperlipídicas e hiperprotéicas respectivamente;" (DURAN, et al; 2004)

    A pesquisa foi realizada em uma academia em São Paulo, com a amostra de 32 indivíduos (41% homens e 59% mulheres), avaliados por um protocolo, para participação do estudo, sendo excluindo da pesquisa os atletas. Os amostra possui uma média de idade de 35.1 anos, peso médio de 65,9 kg, com o IMC (Indice de Massa Corporal) médio de 23,85 kg/m2. Tendo como base, foi realizado um recordatório de 24 horas em um dia da semana.  "O consumo de energia e macronutrientes foi calculado utilizando o Sistema de Análise Nutricional - Virtual Nutri, desenvolvido por PHILIPPI et al. (1996)14 do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, que oferece uma grande variedade de alimentos. (DURAN, et al; 2004)

     De acordo com os resultados encontrados com o estudo, pode-se observar que mesmo a população da academia ser de um alto nível sócio-econômico, os escores obtidos pelo estudo mostraram que mesmo a população sendo mais privilegiada, sua alimentação é falha, demonstrando tanto em homens e mulheres do estudo, dietas com alta ingestão de carboidratos e proteínas.
    "Foi encontrada diferença de médias em relação ao consumo de proteína e energia e os escores de exercícios físicos, com valores maiores entre os homens. A alimentação desta população não se mostrou adequada, o que pode prejudicar o alcance de seus objetivos com a prática de exercícios físicos e aumentar os riscos de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. (DURAN, et al; 2004)
    Por tanto, ao iniciar uma atividade física, procure um médico, um nutricionista, para potencializar os seus esforços, na busca por resultados mais concretos. A ajuda do profissional de Educação física é fundamental dentro da academia, mais sem o apoio nutricional do especialista da area, todo o seu trabalho pode ser em vão.

    Lembre-se que hábitos saudáveis ajudam para uma maior disposição.










Referência Bibliografica:
DURAN, A.C.F.L., LATORRE, M.R.D.O., FLORINDO, A.A.,
JAIME, P.C. Correlação entre consumo alimentar e nível de
atividade física habitual de praticantes de exercícios físicos
em academia. R. bras. Ci.e Mov. 2004; 12(3): 15-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário